sábado, 3 de abril de 2010

Tenho Poetas a mais a viver cá em casa!

Ando nas arrumações, e imagino já onde vou conseguir arrumar tantos livros de Poetas.
As caixas Domplex são uma maravilha, para arrumar a minha Vida temporariamente e saber onde vai e como vai ser...imagino muitas casas, mas nenhuma me fica em sonho.
Habito numa a qual já não é, e agora Senhores que está na hora de arrumarmos a trouxa e seguirmos em frente vejo que todos Vós são

MUITOS E POETAS

E que vou ter de contratar a locomotiva dos meus sentimentos para Vos arrumar merecidamente.

D.Dinis, de todos o Rei que mais me impressionou, não por ter cultivado o pinhal de Leiria, mas por ter sido TROVADOR e apaixonado da sua Rainha Santa...

Garcia de Resende que foi o repórter da altura que acompanhou a Saga de PEDRO E INÊS DE CASTRO..e em palavras pequeninas como gotas, redondas e cristalinas, passou para nós através dos anos...a história de Amor, em que o Amor Mata, e vinga, e que a Morte é apenas um estado, onde depois nos vamos esperar uns aos outros.

Luis de Camões...adorava Mulheres, Adorava a Pátria e viveu insano de tantos desejos ferventes, de tantas Leonores pela Verdura...de tanto Amor que ardeu e que até lhe levou um olho. Luis os teus trajes de malandro com bom coração encheram-me as aulas de tudo, e deixaram a eterna dúvida de D.Sebastião...afinal?...sempre vem ou não do nevoeiro?

Soror Madalena da Glória...não tinha um Blog com um Dragão, mas escrevia sedutora e ingénua à luz da Vela acerca das doses irremediaveis em que se ama e em que nos damos.
Em 1600 e troca o passo, ela fazia dos encontros fortuitos e proibidos, verdadeiras odisseias de descrição e amparo, para as almas de hoje apaixonadas, mas incompreendidas.

Bocage...que era um verdadeiro Marialva.
Retrata uma doçura fisica sem percebermos que é sexo e logo de seguida dá um significado místico ao cientifico da "penetração".

Almeida Garret e Antero de Quental, ...desconfio que jogaram ás cartas em noite de conhaque social, e depois cada um na sua escrevaninha, já libertos do muito Homem e dos chapéus em forma de respeito, escreviam acerca das Mulheres, as mais doces palavras que sempre fizeram de nós, sagrado objecto, da sua fragilidade inesperada.
Os Homens são frágeis imensamente frágeis e tontos nos seus pensamentos, na redoma dos seus desejos, e estes dois "Tios" eram de todo um exemplo disso.

Fernando Pessoa. Da Mensagem ao Poema O AMOR É UMA COMPANHIA de Alberto Caeiro.
Pessoa fumou todos os cigarros, e as suas bolas de fumo, transformaram-se em verdadeiras análises racionais ao amor. De tanto raciocinio secou...e nunca arriscou a ser feliz pelas mãos de alguém.

Florbela Espanca, a minha predilecta.
De tão mórbida, mas tão feliz, e tão consciente das linhas infimas com que se borda um sentimento.
O amor incondicional e o Impossivel.
O proibido e o condenado.
O secreto e o Invencivel.
O solitário e Eterno.

Eugénio de Andrade com a dureza do seu poema "Adeus".
Tu lá sabias Eugénio, que há vezes na Vida em que temos de fazer isto.
Posicionarmo-nos e dizer XAU!

David Mourão Ferreira. Poeta e mais 1000 faces.
A politica nas tuas mãos foi doce e justa.
Mas as tuas palavras fizeram urticária a muita gente...ainda bem que eu me fiquei pela delicia de te ler.

Sofia de Mello Breyner...terror de amar como escreveste
Terror de perceber esse teu Amor na íntegra.
Feliz por um beijo me ter trazido o sabor das tuas ditas.
Foste uma Mãe muito Mãe. E uma Amante sempre Senhora.

E todos os outros que não vou poder mencionar....já tenho os dedos dormentes.
Vamos lá sossegadinhos para a caixa da mudança e espero ver-vos em breve.
Na casa que será só nossa, Homens e Mulheres Admirados da minha Vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário