sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DOMINGOS GALAHAD

Meu Pai,

Meu Grande, Grande e Imenso Amor

Paixão minha que jamais te extingues

Homem Louco que me ensinaste a Loucura de Ousar

Mais que isso...ensinaste-me o Poder do Sonho e a Voz da Intuição

Essa que seguimos apesar dos "pesares" e apesar de todas as alertas pseudo cientificas que os Humanos usam para se defender...para se acomodarem um pouco mais.

Estive a ler as tuas Poesias...e nelas percebi-me várias vezes, e nelas consegui entender, que um Pai marca um filho para toda a Vida e vice versa!

E nas tuas palavras consegui perceber a tua alegria, a tua saudade, o teu constante enamoramento por todas as coisas que se movem neste Mundo, por essas crianças que te fazem mais cheio, por essa partilha de todos os dias.

Por essas comidas maravilhosas feitas por ti e porque sobra sempre para mais um!

És uma personagem fantástica e és meu pai! MEU PAI!

Relembremos então o poder que tem a vivência entre NÓS:

Da infância...tardes e fins de semana loucos...a dançar, a cantar, a representar
Os mimos dos teus Pais, meus Avós, fazendo de mim um "Principezinho" a descobrir a Vida com muita doçura... eu desmontava a Avó das pulseiras e dos brincos, dizia-lhe para se descalçar e fazíamos ginástica ritmica para o Avô...
E ele dizia: Ivone, não deixes a Joana fazer isso, ficas pareces um Bicho............
Mas depois ele derretia-se e tirava-nos 1500 fotografias...................e dizia que eu era a NETA MAIS LINDA DO MUNDO!

Os lanches aristrocráticos lá de casa, com as tias todas e com a mesa que mais parecia um tabuleiro de xadrez comestivel, com tudo no sitio exacto, com talheres alinhados e toalha a condizer...aquele chá maravilhoso, preto, fumegante, e aquele pão de ló que ironicamente, e contra as estatisticas da minha fraca prestação na cozinha, eu SEI FAZER NA PERFEIÇÃO! Com aquela casquinha que derrete até a boca mais maldicente....

A ópera...Madame Butterly, a Traviata, Maria Callas, entre tantos outros...e o Avô a trautear as melodias logo depois o primeiro minuto em que estava desperto...foi nele que reconheci pela primeira vez a paixão e a admiração porque ele era cego pela Avó...onde esta ía, acompanhavam-na de forma aprisionada os olhos deste senhor, por vezes duro, e com a compreensão muito recta...e ele babava-se a cada gargalhada singular da Ivone, e comigo em todo o lado, andavam de mão dada.

A compota de morango CASA MATEUS....às colheradas pelo Tio Lipa, enquanto eu ficava a viajar no bacalhau...que nunca mais terminava...a sopa de cenoura da Avó que é ainda hoje uma delicia...e sou eu que a faço...pois a Avó já há muito se esqueceu o que são cenouras...

A tua presença...sempre associada à festa!
O teu perfume espalhado pela casa na eminência das tuas saídas, o teu humor de "santo" pela manhã capaz de causar um ataque cardíaco a qualquer um....
Ainda hoje batalho contra isso....mas saí igual....igualzinha!

Esse teu género e estilo de Pessoa, envolvido em todas as Vidas...passando intenso por todas elas, e eu sempre te vi apaixonado, entregue, inesperado, e velando a sua Pessoa culto de amor com todos os cuidados.
Ensinaste-me e surpreendeste-me com a força das flores que oferecias...como um Menino, que demonstra o afecto, que pede perdão, que celebra uma data, mas sempre flores com todo o significado acrescido...que só a Tua Pessoa, o Poeta em ti, poderia dar.
A tua hora do banho....iamos falando e eu ouvia as tuas histórias cheias de aventura e precalços e momentos emocionantes de ir ás gargalhadas..ou ás lágrimas.
Uma essência de extremos e de ternura.
Ouvi também muitas vezes a tua Raiva, o teu choro, a tua ausência incontrolável e o que te custou perderes algumas pessoas...alguns amigos, alguns amores.

Mas jamais tendo medo de qualquer coisa...seguindo....amando...tendo fé, e percebendo que um dia é de cada vez, e é assim que devemos agradecer a Vida, um dia de cada vez!
Foste um mestre na música...na dança...ensinaste-me pelo movimento, pela batida, pelo abraço balançado, que algo ganha cor e significado....

Apeteceu-me estas memórias...e o que mais ganha Vida neste retorno, neste abraçar da memória...são as noites em que me acolhi no teu abraço a dormir...e te acordei pelas 09 da manhã....para me veres dançar!

PAI VOU DANÇAR! OLHA!!

Domingos Galahad, é um orgulho e privilégio imensos para mim, ser Dragão e ser tua Filha!

1 comentário:

  1. COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER, DIFICILMENTE ENTRAR EM BLOGS E SAIR NÃO FOI MINHA ESPECIALIDADE, SÓMENTE AGORA QUE ME TORNEI MATHILDA, URGE A NECESSIDADE DE PODER APRENDER A ATRAVESSAR AS TEIAS DESSES MEANDROS...E CONSEGUI LER TUDO, TUDINHO!!!MATHILDA É CURIOSA E APAIXONADA COMO SEMPRE COM AS COISAS DOS SENTIMENTOS...ESPECIALMENTE QUANDO SE TRATA DE SUA FILHA...(ENGRAÇADO! UMA FILHA CHAMADA DRAGÃO E UM PAI CHAMADO MATHILDA!!!!!..O MUNDO DE PERNAS PARA O AR!!!MAS TÁ NA MODA QUERIDOS!!..MAS DESTA VEZ MATHILDA NÃO VEM AQUI PUBLICAR CRÓNICAS NEM FOFOCAS...MAS SIM TRADUZIR PARA QUEM A LER E OUVIR, O QUANTO É GRANDE O SEU AMOR..POR UMA FILHA COMO TU...ESSE ORGULHO QUE ME ENGORDA DE MINUTO A MINUTO PODE VIRAR UMA OBESIDADE TOTAL...E NÃO HAVER MÉDICO QUE A CURE...MAS DESSA EU NÃO ME IMPORTO...QUERO SER OBESA TODA A VIDA!!..ENTRE LÁGRIMAS E RISOS, ENTRE SAUDADES E REALIDADES PREMENTES, EU VIREI AQUI SEMPRE PARA TE ERGUER UMA ESTÁTUA TODO O DIA.!!UMA ESTÁTUA FEITA DE ADMIRAÇÃO, DE VAIDADE, DE GRATIDÃO A DEUS, DE BEIJOS SEM FIM, DE ABRAÇOS ETERNOS, DUM CARINHOSO MEL DE TERNURA E ACIMA DE TUDO FEITA DE UM AMOR MADURO, CERTO, SEGURO, VERDADEIRO, PROFUNDO, E CHEIO DE ALEGRIA POR PODER CELEBRÁ-LO CADA DIA QUE ME RESTAR NESTA CONTAGEM REGRESSIVA...E REFORÇAR TODO O APOIO REDOBRADO DE UMA PESSOA SEMPRE PRESENTE EM CADA BATIDA DO CORAÇÃO...EU ESCREVI UM DIA "...TU ÉS CONSCIÊNCIA, QUE COMIGO SE LEVANTA E COMIGO SE DEITA..." E ASSIM CONTINUA....E SE DEPARARES..COM MAIS TORRES PELA FRENTE, FEITAS ELAS SEJA LÁ DE QUE MASSA BRUTA FOR...POIS AS TORRES TEM QUE SER DURAS(O PIOR É QDO ELAS SÃO DE PAPEL,CARTÃO E COLA...), SEMPRE O TEU CORAÇÃO DE DRAGÃO..SERÁ O TEU MAIOR ALICERCE QUE TUA MÃE E TEU PAI TE DERAM, PARA SEGUIRES A TUA SENDA...COM A MESMA CORAGEM DE SEMPRE...E ARROJO...OU OUSADIA, MAS METENDO AS CARAS, EM CADA PASSO, PORQUE TU, FOSTE, ÉS E SERÁS SEMPRE UMA "VITORIOSA DO BEM"!!!..ÉS FILHA DE MATHILDA (FORTE NOME..!!!) MAS ÉS FILHA TAMBÉM DE DOMINGOS GALAHAD..SIR GALAHAD..FOI AQUELE ÚNICO QUE SE SENTOU NA DITA CADEIRA ONDE TODOS MORRERIAM SE OUSASSEM..E...QUE FINALMENTE FOI ESCOLHIDO PARA ENCONTRAR E TOCAR O "SANTO GRAAL"..POIS ELE JÁ O TOCOU..E NADA TEMAS..POIS A LUZ QUE O ACOMPANHA E A FÉ..SÃO E SERÃO LEGADOS TEUS POR DIREITO..!!FICA BEM...E ...."BE HAPPY FOREVER"...ATÉ JÁ!!!..EU ESTAREI SEMPRE AQUI ...DO TEU LADO!!!MIL XXXXXXX...CORAÇÕES....

    ResponderEliminar