sábado, 8 de janeiro de 2011

Dragoeiro

Sabem o que é?

Não...não é nenhum convénio de Dragões mas sim uma das plantas/àrvore de Cabo Verde e representativa das Linguas.

Esquisita, visualmente falando, sobre um tronco, escuro, sedoso e musguento ergue-se um repolho de folhas parecem "babosa" ( aloé Vera) e tem um ar de arvore de natal desenhada pelo Picasso.

Encontrei-a em Sintra, depois da Aventura estrondosa com o Pato e o Menino Joaka, depois de uma noite divertida, recreativa e feliz com mais alguns amigos, desconhecidos e pessoas que de uma maneira geral queriam cantar e estar bem.

Estava tão radiante com o Meu Draco, estava tão enebriada pela aventura de Sintra à Noite, estava tão tranquila por ter ali o Meu Pato ao lado, tão feliz e saudosa do Meu Joaka, que de manhã, a nebelina e a linguagem do Inverno deixaram-me de frente com um Dragoeiro.

Tudo estava limpido, via-se o Palácio da Pena em extrema apoteose no meio daquele verde romântico, antigo, mitico, espiritual e transcendente, que o Dragoeiro iluminou os meus pensamentos ao longo dos ultimos minutos na Quinta Verde.

Eu e O Pato, fizemos um Voô Express até Sintra, garanto-Vos, foi como ir a Barcelona e empaturrarmo-nos de tapas.

A História tem-me sugado atenção nestes ultimos tempos, como se fosse divertido e louco, andar a refazer caminhos e conhecimentos que outros muito lá atrás já fizeram, e eu amei as descobertas como se amam oráculos, e eu senti uma Vontade desmedida de guardar tudo o que Vi, tudo o que senti, e plantá-lo debaixo de um Dragoeiro e deixar florescer o que daí advém, para lá do subjectivo.

Fiquei cheia de saudades, de imenso, de inevitavel, de calmo, de sem corpo, sem forma, a ideia original do amor...estar lá...debaixo de um dragoeiro, reinventada, perdida, desfeita ou imortal, a afagar-me os cabelos, a encostar-me ás paredes, a encher-me de beijos, de mordidelas, de apertos, de lágrimas, de sorrisos, de livros, de mensagens, de ideias, de doçura, de prazer para lá de perverso...

O Dragoeiro é uma Planta que é sempre bom que se conheça algum dia na Vida, para ser o que tiver de ser, para lhe inventarmos um novo significado.

Um Dragão

Um Dragoeiro

Só falta saber...Dragão vive muitas vezes com Sede...Dragão renova as escamas porque desidrata facilmente, e o Dragoeiro...no meio de Sintra, quanto tempo, vive inerte, só, no meio da nebelina gotejante, sem a água dos Justos??

Agora vou estudar e" lamber" o meu braço Dragoado

Como uma GatDracoEiro tranquila...a ronronar!...

1 comentário: